Uma empresa moderna global que busca a excelência precisa ter o foco nos aspectos sociais, ambientais e economicos. (VFR)
1- Huíla é a segunda maior produtora de água mineral no país.
2- Huíla ganha marca de água para promover turísmo.
3- Carateristicas da Água Preciosa
SITE WWW.ACADEMIADEAUTORESDAHUILA.NET
O momento económico que se vive em Angola, exige medidas que de alguma forma melhorem o baixo poder económico das populações em geral que foi muito afectado pela desvalorização cambial e pela inflação.
A escola angolana utiliza-se bastante de livros e manuais em papel, obrigando as familias a um gasto anual muito elevado na compra destes livros e manuais para seus filhos.
Estamos no século XXI.
Os paises mais desenvolvidos, hoje em dia utilizam nas escolas publicas e privadas livros e manuais digitalizados, facilitando a vida de seus alunos, evitando transportes de livros nas costas em mochilas, eliminando muitos custos com a compra destes materiais escolares.
Portugal, em 2017, emitiu uma lei que obrigava os alunos do ensino público a deixarem de usar livros e manuais escolares em papel e passarem a usar livros (E-BOOKS) e manuais digitalizados, lidos e utilizados em computadores e tablets.
Até hoje ainda não conseguiram implementar esta lei.
A NOSSA PROPOSTA É A SEGUINTE:
Temos imensa urgência em deixar de usar livros e manuais em papel pois isto obriga a uma despesa muito grande às familias além de muitas outras dificuldades tais como indisponibilidade de energia eléctrica, conservação dos livros, transporte, preservação ambiental, etc.
A empresa SISTEC , por orientação do Ministério da Educação, digitalizou em PDF todos os manuais e livros escolares angolanos até 12ª classe.
A ÁGUA “PRECIOSA”, em Angola, em seu departamento de informática, contratou alunos universitários e desenvolveu a técnica de digitalizar livros e manuais e transformá-los em E-BOOKS e audios.
E-BOOKS é uma técnica que transforma os livros papel em livros digitalizados e com a mais valir de poder incluir imagens em movimento dentro dos E-BOOKS, poder colocar músicas de fundo, e poder elaborar estes E-BOOKS em audio, permitindo às pessoas que não sabem ler e aos cegos a audição destes E-BOOKS.
Portanto, hoje em dia, nós aqui em Angola já possuimos a tecnica de transformar os livros papel e manuais em E-BOOKS.
E muitas mais pessoas e empresas podem também desenvolver esta técnica dos E-BOOKS e podemos também ensinar e divulgar.
Estes E-BOOKS podem ser lidos em computadores e tablets mas os tablets à venda são muito caros .
Por outro lado, se os alunos tivessem tablets com acesso à internet, isso seria um grande risco para os alunos pois as escolas não teriam como controlar pedagogicamente e devidamente esse acesso à internet.
Essa função de controle no acesso à internet, por ser muito perigoso para pessoas despreparadas, deve pertencer às familias, de uma forma geral.
Excepcionalmente, apenas em aulas programadas e controladas por professores bem formados, as escolas podem permitir acesso dos alunos à internet.
Este projecto visa a possibilidade de todos os alunos angolanos, nas escolas públicas e privadas, terem acesso a tablets aonde tenham seus e-books e seus manuais escolares.
Assim, propomos que o Ministério da Educação ou outra entidade profissional autorizada, faça uma consulta internacional a empresas especializadas em tablets, para a construção a preços muito acessiveis de TABLETS SÓ DE LEITURA que utilizem energia solar.
A produção destes tipos de TABLET são a custos muito baixos e muito inferiores aos TABLETS normais.
Por outro lado seria perfeitamente possivel incluir nestes tablets todos os livros e manuais escolares digitalizados, todos os dicionários, todos os jogos escolares de matemáticas, biologias, linguas, geografias, todos os livros de autores angolanos e outros autores, etc. facilitando a vida de estudo a todos os alunos pois assim teriam num tablet sua biblioteca completa, com milhares de E-BOOKS.
A energia solar facilitaria a vida a todos os alunos e até aos cidadãos em geral que também podem usar estes tablets com energia solar, facilitaria a vida de estudo aos alunos que não têm acesso normal à energia eléctrica, facilitaria a vida dos familiares dos alunos menos previligiados pois assim poderiam ler e ouvir os livros nos tablets e até poderiam também utilizarem-se destes tablets e livros digitalizados.
Hà uma infimita possibilidade de utilização destes tablets com energia solar.
Por outro lado, um projecto desta dimensão transportaria o ensino escolar angolano para o século XXI.
Angola poderia ser um modelo escolar para os países da região.
Certamente que um projecto desta dimensão traria um pretigio elevado para Angola, o PNUD também poderia participar e outras Instituições internacionais, e ao final o custo com o desenvolvimento de TBLETS DE LEITURA COM ENERGIA SOLAR, no computo geral acabaria sendo um projecto financeiramente acessivel e a médio prazo talvez venha a ser de baixo custo e elevado beneficio para todos.
Os alunos do primeiro ano escolar receberiam gratuitamente seus TABLETS DE LEITURA COM ENERGIA SOLAR com todos os E-BOOKS e manuais escolares até ao 12 ano e não precisariam mais de comprar livros e manuais até final de seus estudos PRÉ-UNIVERSITÁRIOS.
Talvez até possam utilizar estes tablets na Universidade e na Pós-graduação, no país e no exterior.
Caso estraguem ou percam seus tablets, teriam de comprar um outro exactamente igual em qualquer lugar do ensino escolar.
Tablets apenas de leitura com energia solar é perfeitamente possivel e está disponivel nas novas tecnologias.
Para este projecto avançar bastaria resolver a produção de TABLETS DE LEITURA COM ENERGIA SOLAR a um preço muto acessivel.
A técnica de transformar os livros e manuais em e-books já dominamos em Angola.
Se a COORDENAÇÃO DE PROJECTOS DO GABINETE DA PRIMEIRA DAMA acolher esta ideia e com seu prestigio puder alavancar o mesmo, estamos totalmente disponiveis e empenhados nesta construção de desenvolvimento profundo sustentado de Angola.
Caso este projecto avance, de nossa parte envidaremos os nossos melhores esforços fisicos e intelectuais, experiência empresarial, pedagógica e ambiental, no sentido de se alcançar o êxito completo e sustentado do mesmo.
©2025 Construido Por Editora Digital